Muitos casais parecem não estar resistindo à proximidade em tempo integral. A epidemia de coronavírus provocou um recorde de pedidos de divórcio na China. Muitos casais parecem não ter resistido à proximidade em tempo integral, e estão procurando os cartórios para formalizar o divórcio.
A quarentena forçada pela epidemia deixará consequências nas famílias e nos relacionamentos. Isso é certo.
Embora venha sendo o foco de piadas nas redes sociais, este pode vir a ser um problema real. É muito tempo junto, sob o mesmo teto, muito estresse sobre os riscos com a saúde, o home office não planejado, as possíveis dificuldades econômicas, os afazeres domésticos, o cuidado com os filhos, e inevitáveis perguntas sobre o futuro.
Episódios como essa epidemia, o número de mortes, as obrigatórias mudanças na rotina, tudo isso faz as pessoas repensarem suas vidas, e o que realmente importa.
Se por um lado, há casais se divorciando após o confinamento, também é verdade que os casamentos que sobreviverem à quarentena seguirão mais fortes!
O rumo, depois deste confinamento, vai depender da paisagem mental adotada pelos casais. Será uma crise conjugal ou uma oportunidade de renovação e fortalecimento?
#covid19 #coronavirus #relaçãoconjugal #parentalidadeconsciente #casamento #criseconjugal #mindeduca
Regina Migliori dedica-se a desenvolver o potencial ético e benéfico das pessoas, organizações e comunidades. Atua tanto na pesquisa acadêmica, como na implantação de projetos junto a governos, empresas, organismos internacionais e instituições de educação. Sua formação é multidisciplinar, o que lhe permite atuar em diferentes contextos: é Bacharel em Letras e Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduada em Neuropsicologia pelo CDN-UNIFESP; é a única instrutora certificada no Brasil pelo International Buddhist Academy (Katmandu/Nepal) e pela Fundação Sakya (Espanha), como Instrutora em Meditação Budista, com profundo conhecimento das práticas e da psicologia budista e sua adequação a contextos laicos.
Participou de cursos e pesquisas com Geshe Lobsang Tenzin Negi, Ph.D no programa CBCT- Cognitively-Based CompassionTraining da Emory University; com Alan Walace, do Instituto Santa Bárbara de Estudos da Consciência (EUA); no Mosteiro Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Oedbar Ling; The International Buddhist Academy (IBA); The Sakya College; pesquisou sobre práticas contemplativas aplicadas à educação em diversas instituições, entre elas The Sakya Centre; Thubten Namgyal Ling: The Sakya Institute; Tibetan Homes Schools - instituição de educação estabelecida pelo Dalai Lama em 1962. É Consultora em Cultura de Paz da UNESCO, professora nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas, professora da UMAPAZ-Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo; Professora convidada na UNIFESP nas áreas de saúde, educação e transdisciplinaridade; Foi Diretora de Sustentabilidade do CIESP. Foi "case" internacional, na Universidade de Toronto. É palestrante, articulista em diversos meios de comunicação, autora de livros e programas de e-learning. E o mais importante: acredita que todas as pessoas podem desenvolver seu nível de excelência, e trabalha para isso com muito entusiasmo!
Semanalmente enviamos artigos, notícias e dicas inspiradoras para uma inteligência ética. Que tal se cadastrar agora?