Agradeço por ser mãe. Ser mãe não é padecer no paraíso. Mas também não é acreditar que tudo será como planejado.
Filhos vêm do útero e da adoção. Vêm da barriga e do coração. Quando chega um filho, nasce uma mãe.
Filhos têm vida própria. Como todas as vidas, filhos e mães são interdependentes.
Sua mãe pode ter abandonado você. Pode não ser a mãe dos seus sonhos, mas isso não é maior do que a vida que ela gerou no ventre ou tentou oferecer ao lhe adotar. Então agradeça! Agradeça por ela ter lhe dado a oportunidade de nascer. Ou agradeça por ela ter lhe acolhido para viver ao lado dela.
Agradeça também se ela for tudo o que você sempre desejou. Agradeça por ela tentar ensinar o que sabia, mesmo que, aos seus olhos, tudo tenha dado errado.
E você, mãe, agradeça por descobrir que mãe não nasce sabendo. Agradeça pela oportunidade de tentar ensinar a voar, mesmo sabendo que filhos não voarão o seu vôo. Agradeça por tentar ensinar a sonhar, mesmo sabendo que não sonharão o seu sonho. Agradeça pela oportunidade de ensinar a viver, mesmo sabendo que não viverão a sua vida. Agradeça por tudo o que você aprendeu cada vez que tentou ensinar.
Agradeça ao ver os filhos e filhas voarem pra bem longe. Agradeça por ter compreendido que ali estará a semente do caminho que trilharam juntos.
Mães e filhos, agradeçam sempre! Gratidão é uma semente de felicidade.
Regina Migliori
Regina Migliori dedica-se a desenvolver o potencial ético e benéfico das pessoas, organizações e comunidades. Atua tanto na pesquisa acadêmica, como na implantação de projetos junto a governos, empresas, organismos internacionais e instituições de educação. Sua formação é multidisciplinar, o que lhe permite atuar em diferentes contextos: é Bacharel em Letras e Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduada em Neuropsicologia pelo CDN-UNIFESP; é a única instrutora certificada no Brasil pelo International Buddhist Academy (Katmandu/Nepal) e pela Fundação Sakya (Espanha), como Instrutora em Meditação Budista, com profundo conhecimento das práticas e da psicologia budista e sua adequação a contextos laicos.
Participou de cursos e pesquisas com Geshe Lobsang Tenzin Negi, Ph.D no programa CBCT- Cognitively-Based CompassionTraining da Emory University; com Alan Walace, do Instituto Santa Bárbara de Estudos da Consciência (EUA); no Mosteiro Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Oedbar Ling; The International Buddhist Academy (IBA); The Sakya College; pesquisou sobre práticas contemplativas aplicadas à educação em diversas instituições, entre elas The Sakya Centre; Thubten Namgyal Ling: The Sakya Institute; Tibetan Homes Schools - instituição de educação estabelecida pelo Dalai Lama em 1962. É Consultora em Cultura de Paz da UNESCO, professora nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas, professora da UMAPAZ-Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo; Professora convidada na UNIFESP nas áreas de saúde, educação e transdisciplinaridade; Foi Diretora de Sustentabilidade do CIESP. Foi "case" internacional, na Universidade de Toronto. É palestrante, articulista em diversos meios de comunicação, autora de livros e programas de e-learning. E o mais importante: acredita que todas as pessoas podem desenvolver seu nível de excelência, e trabalha para isso com muito entusiasmo!