ARTIGOS





ARTIGOS

Como mudar de carreira?


13/01/2021

76% dos brasileiros estão repensando a trajetória profissional durante a pandemia, e 59% estão apreensivos, em ter que mudar de carreira por conta da mudança de cenário

Esses são os dados da pesquisa global feita pela Pearson, empresa multinacional britânica de educação, com sede em Londres, em parceria com a Harris Insights & Analytics, um dos mais importantes institutos de pesquisa do mundo.

Empreendedores de diversos segmentos da economia estão sendo desafiados a rever seus negócios, e os profissionais pensam em mudar de carreira.

80% dos brasileiros demandam um aprendizado mais individualizado

Para responder às demandas desse novo cenário, 80% dos brasileiros adultos querem assumir o controle da sua aprendizagem, definindo suas trajetórias, demandando um aprendizado mais individualizado, que atenda às suas demandas e características específicas. Essa é a razão da busca por programas que não só ofereçam conteúdos, mas também identifiquem potenciais, inteligências, habilidades e promovam o desenvolvimento pessoal.

Neste contexto de mercado de trabalho em acelerada transformação, ganha força o conceito de lifelong learning – a aprendizagem por toda a vida. Os brasileiros se enquadram na categoria de aprendizes ativos, e entre as principais razões para continuarem aprendendo na vida adulta, estão desenvolvimento de carreira, aprimoramento de habilidades na atual área de domínio, aprendizagem de novas habilidades para realizar trabalhos diferentes e a possibilidade de aumentar a renda.

A nova realidade está moldando o que e como as pessoas aprendem

Trabalhos como freelancer, carreiras não-convencionais, disrupção tecnológica, foco em habilidades e desenvolvimento pessoal, e o conceito de lifelong learning, são algumas das características dessa nova economia de talentos.

E você, como está lidando com tudo isso?

Procurar ou mudar de emprego já exige muito. Mudar de área de atuação é ainda mais complexo.

Períodos de transição trazem incertezas. Mas, sem mudança não há evolução.

Para tomar a decisão de mudar de carreira ou atualizar sua trajetória profissional, requer alguns passos importantes:

  • Aprofunde seu autoconhecimento para identificar suas características, seus potenciais e seu comportamento frente as diferentes dimensões da vida.
  • Reflita sobre sua insatisfação com as escolhas feitas até agora, para checar se é uma sensação temporária causada pela crise da pandemia, ou se é de fato uma força propulsora de mudança.
  • Analise os cenários e o seu propósito de vida, para planejar como se reinventar.
  • Considere os riscos e oportunidades nas diferentes dimensões da sua vida para encontrar o melhor trajeto de mudança.
  • Aceite que mudanças são inevitáveis - tudo muda o tempo todo, e são também benéficas para seu desenvolvimento.

Sua evolução depende das escolhas sobre o que há de melhor em você, e das decisões para oferecer isso ao mundo.

Regina Migliori dedica-se a desenvolver o nível de excelência e o potencial benéfico das pessoas e suas iniciativas. Seu trabalho é referência em design de modelos inovadores com foco em desenvolvimento humano.




EDUCAÇÃO FELICIDADE LIDERANÇA SUSTENTABILIDADE


Queremos ouvir você

Gostaria de levar o MindEduca para sua instituição?
SAIBA MAIS
Quer realizar um
evento na sua cidade?
ENTRE EM CONTATO
Quer falar
com a gente?
AGENDE UMA CALL
Quer saber mais?
ENTRE EM CONTATO

ANTES DE IR EMBORA

Receba nossa newsletter

Semanalmente enviamos artigos, notícias e dicas inspiradoras para uma inteligência ética. Que tal se cadastrar agora?